sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Whatahell PRA QUÊ?

Definir as Relações Públicas ou um Relações Públicas pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Pense rápido e comigo: o que é um RP faz? Festinhas, eventos, boletim interno, jornalzinho, mural e festas de final de ano? Meu Deus, começamos mal, mas faça o teste, saia na rua e faça a mesma pergunta as pessoas, infelizmente a maioria das respostas se aproximarão muito desses termos. O papel do RP vai além de termos estereotipados e preconceituosos.
Saudemos então a internet e sua tecnologia da encilopédia colaborativa e do conhecimento repartido.
"O relações-públicas planeja, executa e avalia as políticas de relacionamento da instituição, de maneira ética e estratégica, com todos os segmentos sociais, dando suporte para que ela se adapte num ambiente de constante transformação. Em resumo é um profissional que trabalha com Comunicação Estratégica e Mediada." fonte: WIKIPEDIA
Muito bonito e bem genérico. Destrinchemos agora o grosso e vamos à luta. Em defesa do direito ao planejamento estratégico, ao lobby, às pesquisas de opinião, ao marketing político, aos eventos, isso mesmo eu disse eventos, que eles sejam corporativos e estratégicos, que fujam à mesmice dos promoters de plantão. Direito sempre à gestão de crises, direito às assessorias de imprensa, de marketing, de comunicação e pessoal, direito a comunicação integrada, interna, externa, mista, estratégica, direcionada e mediada. Direito às Relações Públicas.
Help! Qual foi mesmo a primeira frase? Não é fácil mesmo. Fica aqui então o meu recado e pedido: Bisnaga, Bassiti, aventureiros de wiki, leitores e críticos de blogs de RP...venham para o mundo de Relações Públicas e mostre a sua visão.
Salut à bientôt!

Um comentário:

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Ótima fluência de texto. Conseguiu expor sem prosaísmos teóricos. Espero o próximo post, Diony Caixote.